FAQ Servidor

De Wiki-II

  • Como funciona meu estágio probatório? Quais cuidados devo tomar (quais são os critérios de aprovação no estágio?)? Quais relatórios eu tenho de fazer? Quando? O que eu peço ao meu tutor? O que acontece nas avaliações intermediárias e finais? Como eu ganho feedback de minhas avaliações?

Verificar os seguintes links:

- http://www.ufrgs.br/cppd/elaboracao-de-processos/carreira-do-magisterio-superior/estagio-probatorio

- http://www.ufrgs.br/consun/leis/dec224-00.htm

- http://www.ufrgs.br/consun/leis/dec43-01.htm


  • Quando ocorrem os pagamentos? Quais pagamentos extras ocorrem e quando (13o, férias, adicionais, etc.)?
    O pagamento ocorre no segundo dia útil do mês.

Férias: Por ocasião do gozo do 1° período das férias, será pago ao servidor um adicional correspondente a 1/3 (um terço) da remuneração do mês em que as férias iniciam.

Gratificação natalina: A Gratificação Natalina corresponde a 1/12 (um doze avos) da remuneração a que o servidor fizer jus no mês de dezembro, por mês de exercício no respectivo ano. (Art. 63, da Lei nº 8.112/90) Obs. : A fração igual ou superior a 15 (quinze) dias será considerada como mês integral.

Demais auxílios: consultar manual do servidor.



  • Quem posso colocar como meu dependente (de saúde)?
  - TODO!



  • 'Onde encontro as informações relativas aos varios processos (aposentadoria, progressão, etc.)?

Verificar o manual do servidor no site da Progesp - http://www.ufrgs.br/progesp/progesp-1/manual-do-servidor/.


  • Como funciona a progressão?
  - TODO!


  • Onde encontro minhas informação funcionais?
  - TODO!


  • O que é o SIAPE? O que eu FAÇO NO siapenet?

O seu número SIAPE é o número no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE).

O SIAPE net (www.siapenet.gov.br) é o sistema informatizado de Gestão de Recursos Humanos do Poder Executivo Federal, que controla as informações cadastrais e processa os pagamentos dos servidores da Administração Pública Federal. Lá você pode consultar contra-cheques, por exemplo.


  • O que tem no site da UFRGS para o servidor?
    No portal de serviços (https://www1.ufrgs.br/portalservicos/portalservicoslogin.php), há muitas funcionalidades. Recomenda-se a exploração dos vários itens. Lá você pode, por exemplo, acessar seus documentos funcionais digitalizados, acessar o portal do professor para acessar listas de turmas, apropriar conceitos, etc., solicitar adesivo do estacionamento, entre outros.


  • Quais tipos de afastamento existem, e prazos? como eu peço afastamento (prazos, processo, documentos)?

Afastamento no País - até 10 dias: http://www.ufrgs.br/progesp/progesp-1/manual-do-servidor/manual/afastamento-no-pais-docentes/afastamento-no-pais-docentes

Afastamento no País - mais que 10 dias: http://www.ufrgs.br/progesp/progesp-1/manual-do-servidor/manual/afastamento-no-pais-docentes/afastamento-no-pais-docentes

Afastamento do País: http://www.ufrgs.br/progesp/progesp-1/manual-do-servidor/manual/afastamento-do-pais-servidor-docente/afastamento-do-pais-para-servidor-docente


  • Quais os procedimentos para pós-doc? Quando eu posso me afastar para pos-doc, após ter ingressado na UFRGS?

Quando você está afastado para pós-doc, você não estará ministrando disciplinas, então deve-se garantir que as suas disciplinas serão ministradas por alguem durante o seu afastamento.

Assim, dependendo do departamento e do número de professores querendo fazer pós-doc, podem haver políticas diferentes para a saída de professores para pós-doc, como por exemplo a adoção de um rodízio. Por isso, converse com o chefe de departamento, colegas do grupo que ministra as disciplinas da sua área, para saber a respeito.

Feito isto, proceda da seguinte forma:

1) Informe a comissão dos encargos do seu departamento sobre o seu possível período de afastamento.

2) Informe formalmente (por e-mail) ao chefe de departamento (com cópia ao secretário dos departamento), a sua intenção de afastamento, período, destino. Além disso, questione se você já pode encaminhar o pedido via portal, ou se o Departamento deseja informações adicionais.

3) Além disso, obviamente, busque por recursos, submentendo pedido de bolsa para CNPq ou CAPES por exemplo.

Com a anuência do chefe de departamento, você pode solicitar o afastamento do país no portal da UFRGS. Lá, você será questionado pela bolsa, mas como as agências de fomento às vezes demoram para dar resposta, você pode informar a submissão de pedidos de bolsa. Feito isto, o processo se torna um afastamento do país, e irá para o departamento para aprovação.

Com relação à quando você pode fazer o pós-doc, segue a lei que diz a respeito.

Lei 8112 - Art. 96-A - paragrafo 3o.

Os afastamentos para realização de programas de pós-doutorado somente serão concedidos aos servidores titulares de cargos efetivo no respectivo órgão ou entidade há pelo menos quatro anos, incluído o período de estágio probatório, e que não tenham se afastado por licença para tratar de assuntos particulares ou com fundamento neste artigo, nos quatro anos anteriores à data da solicitação de afastamento. (Redação dada pela Lei nº 12.269, de 2010)


  • Quais atividades extras posso fazer sendo DE (cursos, consultorias, projetos, etc.)?
  - TODO!


Voltar para o Guia do Docente

Ferramentas pessoais