FAQ Recursos Computacionais

De Wiki-II

  • Como eu me cadastro na rede do INF e da UFRGS?
    Quando o docente recebe a mensagem de boas-vindas pelo diretor do INF, o processo de criação de conta será iniciado. O novo docente deve procurar o chefe dos laboratórios e solicitar a criação de conta.


  • Como imprimo? Onde encontro as informações sobre a rede? Com quem falo?
    Informações sobre impressão e demais informações sobre rede estão disponíveis aqui: http://www.inf.ufrgs.br/admrede.


  • Como funciona o login na internet e wireless? Diferenças entre a rede da UFRGS e da INF.

Rede INF: http://www.inf.ufrgs.br/admrede/Rede_Wireless

Rede UFRGS: http://www.ufrgs.br/cpd/servicos/redes-e-comunicacao/ufrgs-sem-fio


  • Quem instala hardware/software?
    Administração de rede, ou você próprio na sua máquina.


  • Equipamentos de projeto: responsabilidades do pesquisador e institucional?
    Todos os equipamentos adquiridos com recursos de projeto devem ser patrimoniados. Para os equipamentos saírem do Instituto, o pesquisador deve ter autorização prévia. Apenas docentes podem adquirir esta autorização e não alunos. Caso algum aluno esteja com o equipamento fora do instituto e algum incidente ocorrer, isto é responsabilidade do docente. Caso algum equipamento que o docente tiver autorização para saída do instituto seja furtado, o docente deve repo-lo com verba de algum projeto ou será aberto um processo onde será averiguado que houve mesmo furto.


  • Softwares livres: posso usar qualquer coisa?
    Sim.


  • Software para sala de aula/laboratorio?

Em certas épocas do ano, o chefe dos laboratórios solicita sejam feitos pedidos de instalação de software em salas de aula e laboratório.

Os pedidos são realizados através do seguinte sistema: https://www.inf.ufrgs.br/services/labsw/


  • Quais os softwares disponíveis? Quais licenças acadêmicas existem? Softwares com licença que posso instalar?

Licenças da UFRGS:

A Universidade licenciou e disponibiliza para uso acadêmico um conjunto de softwares, listados a seguir: Antivírus F-Secure, SPSS, AutoCAD, Maple, MATLAB e SAS. Para baixá-los entre no Portal de Serviços, no menu Downloads e para saber como instalá-los, entre no menu TUTORIAIS / DOWNLOADS.

Informações adicionais estão publicadas na página do CPD, (www.cpd.ufrgs.br), no menu Catálogo de Serviços, item Softwares Disponíveis ou podem ser obtidas com a Central de Atendimento do CPD, ramal 5333.


Licenças do INF:

(1) Solicitar na biblioteca a conta na na WebStore do DreamSpark, onde diversos produtos Microsoft podem ser baixados e instalados.

(2) São disponibilizados para instalação nos computadores dos gabinetes (desktops e/ou notebooks de uso pessoal) os pacotes do MS Office, 2010 para Windows (português e inglês) e 2011 para Mac (somente inglês), conforme solicitado. Também está disponível o software Adobe Acrobat PRO para instalação no Windows e Mac. A instalação é disponibilizada via rede, mediante sua autenticação como professor. Estas versões do MS Office e Adobe NÃO podem serem instaladas nos equipamentos dos laboratórios de pesquisa e/ou notebooks de alunos ou outros.

Procedimento para instalação do MS Office:

 - Recomenda-se a desinstalação do MS Office antigo, caso já exista algum instalado em usa máquina, antes de iniciar a instalação dessa nova versão, devido a alteração na licença.
 - acesse o servidor "HOMES" na rede: 
   No windows: 
    - Clique no menu (botão) Iniciar do windows
    - Clique em Executar/Run.
    - No campo de texto, digite "\\homes" e tecle ENTER
    - O windows pedirá seu login e senha do email do INF.
 - Localize em "\\homes" a pasta "softwares". 
 - Escolha a versão do MS Office que deseja instalar e inicie a instalação clicando em setup. 

Importante: Em até 30 dias após a instalação, o Office deverá ser ativado para que continue funcionando normalmente. Para realizar a ativação, deverá ser enviado um e-mail para suporte@inf.ufrgs.br. Um funcionário ou bolsista passará no seu gabinete e fará a ativação do software com a chave do produto apropriada. O número dessa chave NÃO está sendo repassado aos senhores, pois há um limite no número de máquinas a ele associado e este controle e responsabilidade está sob minha pessoa no sistema.

Instalação do Adobe Acrobat Pro:

Após realizar o download do software para sua máquina, deve ser enviado um email para suporte@inf.ufrgs.br solicitando que um funcionário ou bolsista desloque-se até sua sala para realizar a instalação, pois no caso desse software a chave é solicitada no início da instalação.

Recomendação: para otimizar os deslocamentos da equipe que precisará atender a todos os professores, recomenda-se que se aproveite a oportunidade em que for realizada a ativação do MS Office para que já seja encaminhada a instalação do Adobe Acrobat Pro. Para agilizar o processo, certifique-se de fazer o download antecipado dos arquivos para sua máquina.


  • Qual é o processo para patrimoniar equipamentos?
  - TODO!


Voltar para o Guia do Docente

Ferramentas pessoais