FAQ Pós-graduação

De Wiki-II

  • Como entro na Pós? Quais são as regras, de forma geral? Onde encontro os detalhes?
    Fazer uma carta ao PPGC com a solicitação e entregar para a secretária do PPGC. O pedido será analisado, e após sua aprovação pela comissão do PPGC, deve também ser aprovado na Camara de pós-graduação da UFRGS. As regras (atuais) são aquelas encontradas aqui: Resolução 01/2010 - Recredenciamento e Credenciamento de Orientadores .


  • Entrei na pós, quero orientar um aluno, onde eu posso colocá-lo?
    A princípio, existem laborátorios designados para cada grupo de pesquisa (sistemas de informação, inteligência artificial, etc.). Assim, os próprios grupos gerenciam o seu espaço. Entretanto, há grupos com laboratórios cheios, e outros vazios, assim pode acontecer de não haver mais espaço. Assim, essa questão pode ter que ser levada á Comissão de Espaço Físico (pode se pedir isso diretamente ao chefe dos laboratórios, Luis Otávio). Alunos de tempo parcial não têm direito à mesa de trabalho, e devem usar espaços compartilhados, como a biblioteca.


  • Quais os procedimentos que os alunos devem seguir para mestrado/doutorado (creditos, sistemas que usam, etapas e documentos que devem entregar, estagio de docencia, etc.)?
    Consultar o regulamento do PPGC, disponível em http://ppgc.inf.ufrgs.br/ -> Institucional -> Regulamento. Você pode acessar normas, resoluções e regimento.




  • Normas de financiamento e alocação de bolsas

Isto depende da quantidade de verba disponível e do número de candidatos. Algumas alocações que ocorreram no passado:

(1) Todos alunos de doutorado aceitos com bolsa. Alem disso, cada professor tem direito a um aluno de mestrado com bolsa, e um sem bolsa.

(2) Cada professor tem direito a somente uma bolsa, independentemente de ser doutorado ou mestrado.

Observação 1: Na teoria, as bolsas de mestrado foram distribuídas pela seguinte regra "A distribuição das bolsas de mestrado segue sendo feita do mesmo modo, com 1/3 das bolsas sendo distribuídas conforme o ranking do orientador, e 2/3 pelo POSCOMP do aluno," mas na prática, cada professor pode receber um aluno de mestrado.

Observação 2: Obviamente, você pode obter também financiamento por projetos.


  • Oportunidades de apoio financeiro a alunos e professores

Além de obter verbas por editais de instituições, e.g., CNPq, CAPES, Fapergs, você pode receber auxílio do Comissão de Pesquisa (INF) ou Propesq (UFRGS).

Para saber como fazer solicitações à Compesq, consultar o link: http://inf.ufrgs.br/index.php?option=com_content&view=article&id=216&Itemid=114

Para saber como fazer solicitações à Propesq, consultar o link: http://www.ufrgs.br/propesq/

A princípio, você sempre pode solicitar verba para professores externos participarem de bancas, mas é encorajado realizar participação de bancas remotas.

Além disso, em situações excepcionais, quando há bastante verba disponível, a Compesq realiza editais internos.


  • Quais as orientações para bancas

Membros: ver item "VIII – DAS BANCAS EXAMINADORAS" do Regimento do PPGC (http://ppgc.inf.ufrgs.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=72&Itemid=69).

Custeio: ver pergunta acima.


Voltar para o Guia do Docente

Ferramentas pessoais