FAQ Estrutura Administrativa

De Wiki-II

Tabela de conteúdo

Estrutura do INF

Hierarquia do Instituto de Informática

Para consultar a hierarquia do INF, acesse o portal de serviços da UFRGS. Vá em SERVIÇOS -> Estrutura Organizacional -> Hierarquia. Você será redirecionado a uma página de busca na HIERARQUIA ORGÃOS. Digite "Instituto de Informática" e clique em enviar. Selecione quantos níveis você deseja visualizar, e se deseja visualizar apenas órgãos ativos, apenas órgão extintos ou ambos. Após a seleção, clique em enviar novamente. Você verá uma estrutura em árvore, como a abaixo (estrutura disponível em 27/12/2013). Você pode clicar nos órgãos para saber suas atividades e responsáveis.

Arquivo:hierarquia-INF.jpg

Comissões e Conselhos

  • Quais são as comissões e conselhos na INF, e pra que servem?

Acessar a hierarquia do INF (acima), e verificar as atividades de cada um.

  • Qual a importância para o docente e para a instituição de participar das várias comissões, órgãos internos/externos ao INF?

Manter o Instituto de Informática é de responsabilidade também dos professores que assume os diversos papéis administrativos. Assim, ao assumir um destes papéis, você está colaborando para o crescimento do INF. Além disso, é assumindo um destes papéis que você tem a oportunidade de propor mudanças que você acredite que possam vir a melhorar o INF. Existem alguns cargos que possuem gratificação remunerada.

Departamento de Informática Aplicada vs. Teórica

O Instituto de Informática possui dois departamentos que são os responsáveis pelas atividades de ensino. Cada departamento oferece um conjunto de disciplinas integrantes dos currículos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação bem como disciplinas introdutórias para vários outros cursos da Universidade. Os departamentos são regidos por uma Chefia de Departamento. O departamento de informática aplicada, por ter um grande número de docentes, possui também um Colegiado.

A principal diferença por pertencer a um departamento ou outro ocorre na alocação dos encargos: professores do departamento de informática aplicada lecionaráo disciplinas deste departamento e o mesmo ocorre para professores do departamento de informática teórica. Obviamente, o chefe do departamento tem que pertencer ao respectivo departamento.

Setores Administrativos e Secretárias

  • Quais são os(as) secretarios(as) que nós temos, e qual tipo de apoio (e.g.: até pouco tempo atrás não sabia que tínhamos uma pessoa para ajudar com eventos)?
  - TODO!
  • O que faz a moça que fica sentada na entrada do prédio 73? O que eu posso pedir a ela?
    Ela possui as chaves dos anfiteatros, e pode dar assistência caso algum problema ocorra, e.g. a cortina da minha sala despencou.

Material de Escritório

O almoxarifado é localizado na sala 209 do prédio 43412.

Nesta sala, estão disponíveis material de escritório, máquinas de xerox e para encadernação.

Você tem acesso à este material. Basta pedir a algum técnico-administrativo que esteja na sala e seja responsável pelo almoxarifado. Solicitações de xerox/encadernação são com eles também.

Socialização

  • Quais são as oportunidades de socialização, de conhecer e conversar com meus colegas, de trocar idéias? Como me integro melhor?

Almoço: quem vai almoçar na FAURGS, encontra-se 12:15 na escada em frente ao banheiro dos professores e funcionários

Hora do Cafezinho: no intervalo entre aulas (10:10-10:30 e 15:10-15:30, mas principalmente o primeiro), os professores costumam se encontrar na sala de convivência do prédio 73.

Semana Acadêmica

  • O que é a Semana Acadêmica?

A Semana Acadêmica (SEMAC) é um evento organizado pela Comissão de Extensão do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (COMEX) e pelo Diretório Acadêmico de Computação (DACOMP) com apoio do Programa de Educação Tutorial (PET) e dos alunos.

Busca-se reunir no evento atividades de interesse para os alunos, de forma a contribuir em sua formação acadêmica, pessoal e profissional.

Por se tratar de uma atividade de extensão procura-se trazer opções de diferentes vertentes. Palestras diretamente ligadas ao meio acadêmico, industrial e comercial, mini-cursos, oficinas, dojos de programação, maratonas de programação, sessões de vídeo, lightning talks, entre outros.

Também, é realizado o Seminário de Andamento da Semana Acadêmica do PPGC 2013, onde alunos de pós-graduação aprensentam o andamento de seus trabalhos para bancas compostas pelos professores do INF.

CEI

O Centro de Empreendimentos do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CEI) é uma incubadora de base tecnológica que incentiva projetos com caráter inovador, na área da Tecnologia da Informação.

Para mais informações, consultar o link: http://www.inf.ufrgs.br/cei/

Voltar para o Guia do Docente

Ferramentas pessoais