Discussão:Codigo Aberto

De Wiki-II

Relatos e Opiniões


O Grupo de OpenSolaris participou do 8o. FISL em abril de 2007, conhecendo literalmente dezenas de pessoas interessadas no projeto além de engenheiros da Sun que estavam na estande da empresa. Como coordenador do grupo, coordenei a mesa de palestras sobre Java DB (do qual participo) e sobre o Projeto Grizzly.

Participo da comunidade de performance do kernel do OpenSolaris e estou trabalhando em um projeto que deve contribuir código para o sistema ao final deste ano.

Além dos projetos de código aberto de que participo, tenho interesse em discussões sobre o modelo de negócios de software livre e suas repercussões no mercado atual.

--Rafaelp 15:06, 12 Julho 2007 (BRT)


Desde meados de agosto de 2006, a Microsoft criou o Núcleo de Desenvolvimento Open Source e Interoperabilidade. Hoje, ele está dividido em vários "Innovation Centers", localizados em diversas universidades, entre elas, a UFRGS.

Descrição dos criadores: "O NDOS-BR, Núcleo de Desenvolvimento Open Source e Interoperabilidade, reúne idéias, pessoas e projetos voltados à disseminação da cultura de código aberto e livre independente de plataformas operacionais. Dentre outras coisas, este projeto visa a criação de "handbooks" e "white-papers" sobre interoperabilidade e coexistência de plataformas. Este projeto também procurará incentivar outros projetos onde o código aberto e a interoperabilidade sejam o foco."

Projetos do grupo aqui na UFRGS:

   * Active Directory e OpenLdap - Continuidade do Active Directory e OpenLdap handbook
   * OpenXMLConv - Conversor de textos para o formato OpenXML
   * HL2GLSL - Conversão de código HLSL para GLSL
   * HPCCCS - HPC com Windows CCS 2003
   * MDVis - Multidisplay Visualization
   * MPIHASH - Implementação das bibliotecas MPI no ambiente VisualC#
   * SILAB - Sistema de Imagens Laboratoriais
   * VART - Virtual Articulations for Virtual Reality
   * VISA - Virtualization Instruction Set Architecture

Eu, Márcio Zacarias, trabalho no projeto MDVis, listado acima. Particularmente, achei muito surpreendente a idéia de existir um núcleo de código aberto dentro da Microsoft. Depois que passou a desconfiança, achei uma ótima idéia da empresa e me parece uma idéia sincera.

Aconselho a todos que dêem uma olhada nos projetos, tem coisas bem interessantes por lá ;)

--Márcio Zacarias 15:47, 09 Setembro 2008

Ferramentas pessoais