Diretório Acadêmico da Computação

De Wiki-II

(Redirecionado de DACOMP)

O Diretório Acadêmico da Computação - DACOMP, fundado em 27 de Setembro de 1983, conforme o Regimento do Instituto de Informática é órgão de representação e de assistência estudantil dos estudantes do Instituto de Informática da UFRGS, e é constituído sob a forma de associação civil sem fins lucrativos.

A Sede do DACOMP fica no 1º andar do prédio 43453.

Tabela de conteúdo

Histórico do Dacomp

O DACOMP foi criado com o nome Diretório Acadêmico de Ciência da Computação em Assembleia Geral dos Estudantes da primeira turma de Cientistas da Computação da UFRGS realizada no dia 27 de Setembro de 1983 que aprovou primeiro estatuto.

No dia 12 Janeiro de 1984 a UFRGS homologou a criação do DACOMP através de portaria numero 345/84 da Pró-reitora da Comunidade Universitária assinada pelo então Pró-Reitor Prof. João Carlos Athayde Dias. No mesmo ano o DACOMP participou da campanha pelas Diretas Já.

A Comissão Eleitoral presidida pelo Prof. José Valdeni de Lima realizou a primeira eleição no dia 24 de Abril de 1984 onde eleita a Gestão “Construção” composta pelo Presidente Eduardo Meira Peres, Vice-Presidente Jaime Nazário Rodrigues, Secretária Cláudia Sander e o Tesoureiro Marcelo Soares Pimenta, a qual foi empossada pelo então Chefe do Departamento de Informática do CPD Prof. Clesio Saraiva dos Santos no dia 14 de maio.

Em 1984 foi construída a Sede Nômade em papelão que era montada nos intervalos de aula nos locais em que pudéssemos chamar mais atenção, e nossas assembleias tinham muita participação. E assim conseguimos nossa sede provisória nos fundos da biblioteca. Depois foi fácil conseguir nova sede, pois o pessoal da biblioteca não suportou nosso nada silencioso convívio.

Em 1989, foi fundado o Instituto de Informática, o DACOMP passou a ser seu órgão de representação discente.

Em abril de 1998 a ênfase “Engenharia da Computação” do Curso de Ciência da Computação foi transformada em curso de Engenharia da Computação, e em 1999 a primeira turma de Engenheiros da Computação da UFRGS em assembleia geral decidiu se filiar ao DACOMP que passou a se chamar Diretório Acadêmico da Computação.

Em 2011, o DACOMP começo participar mais efetivamente do Movimento Estudantil da UFRGS disputando a Eleição do Diretório Central e elegendo representantes nos conselhos da Administração Central da UFRGS, o então Presidente do DACOMP, acadêmico Cleber Gugel Machado, foi primeiro estudante da Computação a fazer parte do Conselho Universitário da UFRGS.

Em 2012, A sede foi reformada e ganhamos mais uma sala que hoje abriga a Secretária do DACOMP, no mesmo ano, foi aprovado o novo Estatuto do DACOMP que passou constituído sob a forma de associação civil sem fins lucrativos e foram criados os Centros Acadêmicos vinculados CACIC e CAECP.

Diretorias do DACOMP

https://wiki.inf.ufrgs.br/Diretoria_do_DACOMP


Diretoria Atual

Gestão 2012-2013 - O Novo Dacomp

Presidente: Lucas Herbert Jones

1º Vice-Presidente: Peterson Wilges

2º Vice-Presidente: Mateus Bisotto Nunes

Secretário: Sebastian Kunde

Tesoureiro: Luiz Gustavo Frozi de Castro e Souza

Serviços do DACOMP

Tais serviços estão disponíveis na sala da diretoria do DACOMP. Como tal atendimento é feito pelos próprios alunos, é mais fácil tentar durante os intervalos de aula. Em caso de urgência, procure os integrantes da diretoria

Recursos do Dacomp

  • Televisão
  • Som
  • 1 mesa de sinuca
  • 2 tabuleiros de xadrez
    • outros jogos de tabuleiros variados
  • 2 baralhos de truco
    • todas as demais cartas de baralho espanhol pertencem ao baralho de

mau-mau

Eventos promovidos pelo Dacomp

Veja também

Ferramentas pessoais